Marco civil da internet

Labirinto da virtualidade Ontem, 22/04/2014, foi aprovado o Marco Civil da Internet que garante:

  • Neutralidade da rede
  • Privacidade e controle de acesso
  • Liberdade de expressão

Pode ser que a conferência Net.mundial a ser realizada hoje e amanhã em São Paulo (23 e 24 de abril, Grand Hyatt Hotel), com a presença da Presidenta do Brasil, de certa maneira, tenha apressado a aprovação na Câmera e no Senado Federal. A Presidenta vai apresentar o Marco Civil da Internet como uma resposta às críticas de coleta e espionagem de dados pelos Estados Unidos. Nesse evento, pretende-se mostrar que o Brasil tem o grau de maturidade necessária para desenvolver práticas democráticas na internet em prol do Marco Civil global da Internet.

O evento Net.mundial é um fórum de discussão sobre o processo de governança mundial da internet que define o futuro e defende que a internet seja usada da mesma maneira em qualquer lugar do mundo. A Net.mundial popular é outra questão em foco no Brasil…

Os processos de governança da internet é uma temática em pauta a ser discutida também no âmbito da educação em rede e da pedagogia da virtualidade. Continuaremos conversando sobre o assunto.

Referências:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=517255

https://pedagogiadavirtualidade.wordpress.com/2014/03/31/do-ato-institucional-ao-marco-civil/

http://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet

http://marcocivil.com.br/

Esse post foi publicado em Educação em rede uma visão emancipadora, Pedagogia da virtualidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário