1.Quem somos nós

Somos um grupo de professores e alunos que acreditamos nos enlaces e nos vínculos para conseguir outros arranjos educacionais. No espaço digital e pela contínua (des) formação aproveitamos o avanço social e tecnológico para a produção e a autoria de nós-outros,  na organização dos saberes e das relações de poder, respeitando as heterogeneidades.

O propósito deste Blog é vivenciar, experienciar a rede como caminho onde a aprendizagem acontece; é gerar um espaço de sensibilização, opiniões, discussão e compartilhamento de textos vinculados aos desafios do educar na contemporaneidade. Orientados pela educação em rede e a pedagogia da virtualidade buscamos a apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e tecnologias da informação e comunicação livres (TICLs) nas nossas praticas.

Os temas que vêm sendo estudados por pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado vinculados à Educação são os nexos geradores de discussão em torno do educar, do conhecer, das epistemologias, dos modos de ser com as tecnologias, dos procedimentos, das metodologias e das avaliações.

Reinventar o legado de Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire, Karl Marx, Ivan Illich, István Meszáros, Michel Serres, Pierre Levy, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Edgar Morin, Michel Foucault, Minzberg, dentre outros, está em pauta.

Esperamos sua conexão ao Blog! Deixe seu comentário!
Abraços circulares …

Autores, pesquisadores e colaboradores iniciais:
Nov.2012-2013

Margarita Victoria Gomez
Alessandra Aparecida Dias Aguiar
Diego Mubarak de Melo
Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo
Maria Helena Kerbej
Maria Joseneide Apolinário
Márcia Maria dos Santos Solha
Juliana de Paula Guedes de Melo Santos
Sylvia Paula de Almeida Torres Vilhena
Isaias Quinderé Ribeiro
Raquel Poncho

Pesquisadora e colaboradores, fev.2013.
Margarita Victoria Gomez
Adriano Nogueira
Claudia Sabba
Nira Nei

Pesquisadores e colaboradores atuais
Margarita Victoria Gomez
Liliana Assano
Mirta Lopes
Alberto Cuenca
Albert Hemsi

 

20 respostas para 1.Quem somos nós

  1. Jair disse:

    Caros professores e alunos de mestrado e doutorado em Educação, parabéns por mais essa iniciativa!!

  2. jenyree disse:

    Oi! Obrigada pela invitacao 🙂 sou venezuelana. Quero saber si eu posso escrever meu textos de opinião em espahol

    • Marvi disse:

      Jenyree, é muito bom ter você no nosso blog! Pode sim, os textos serão publicados em português ou espanhol e esperamos compartilhar a nossa experiência e conhecer mais das iniciativas bolivarianas!

  3. zigzem disse:

    Parabéns!! A rede quente sustenta a vida. Construir conhecimentos coletivamente é também minha aposta. Vamos nessa. Abraços e em especial Margarita, beijos e saudades! Zeneide

  4. Carolina disse:

    O Segredo do Ensino – Terapia de Idiomas
    Richard Jones
    História Secreta do Brasil: A Era da Consciência
    Claudia B. S . Pacheco

  5. José Fernandes da Silva disse:

    Olá pessoal. Que bom ver este blog!!!. Parabenizo, na pessoa da minha querida professora Margarita, a todos pela ideia e sei das riquezas que serão postadas.
    Grande abraço.

  6. Celia Viana disse:

    Parabéns a professora, a qual sempre nos instruiu a uma educãção de qualidade, desenvolvendo trabalhos dinâmicos onde todos participam e aprendem numa construção constante de aprendizado.
    Abraços a todos !!!

  7. sidineyr disse:

    Acompanhando e seguindo. 🙂

  8. Regina Santos disse:

    É muito bom conhecer e poder interagir com esta proposta! O debate e a reflexão do tema novas tecnologias no contexto da educação é algo em construção, dai a importância deste Blog. Parabéns a Professora Margarita e a todos que deram o “pontapé” inicial nesta proposta! Regina Santos.

  9. Joane Santos do Nascimento disse:

    Respeito aos saberes, ou melhor, aos diferentes saberes, à heterogeneidade, ou melhor, ao povo. E é com esse povo que se constrói conhecimentos e porque não começar agora, na rede, com a pedagogia da virtualidade? Muito bom! Parabéns Margarita.

  10. Claudiana disse:

    Começa daqui a pouco o IV Seminário Internacional de Educação – Paulo Freire e a Educação Superior.
    Dia 5/11/13 – 19:00 (horário de Brasília) – Abertura Oficial
    Dia 6 e 7/11/13 – 9:00 – 12:00 – 14:00 – 17:30 (ver programação do seminário).

  11. Com maior satisfação em conhecer e participar do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Virtualidade, meu no Ricardo Stefanelli, sou professor do Instituto Federal de São Paulo, sou novo integrante do programa de doutorado em Educação da UNINOVE. Pretendo como proposta pesquisar a educação audiovisual e seus recursos de aprendizagens cooperativas, estas atividades podem ser consultadas no site http://www.radiofederaleducativafm.com

    Agradeço a Profa. Dra. Magarita pelo acolhimento do programa de doutorado, por assim desejo também meus comprimentos a todos colegas do grupo Pedagogia da Virtualidade para que ano de 2014 seja de realizações profissionais e solidariedade em suas atividades pedagógicas.

    • Margarita disse:

      Ricardo, seja bem -vindo a este novo território de aprendizagem! E a sua contribuição sobre as artes audiovisuais será muito importante para o grupo.
      Um abraço, Margarita

  12. enviado por Thiago Vale - disse:

    Nome: Thiago Vale
    Comentário: Olá!

    Meu nome é Thiago Vale, Prof. Me. do departamento de Geografia da UNISA e trabalho com a linha de pesquisa ensino de geografia e novas tecnologias sob a ótica socioconstrutivista. Atualmente trabalho com professores da Universidade de Lisboa e da Universidade de Mar del Plata discutindo e compartilhando o uso pedagógico do Google Earth aplicado a educação geografica nível básico. Sempre fico atento as publicações desse blog e gostaria de saber como posso contribuir para as discurssões que vocês realizam com base na temática descrita.

    Um grande Abraço e parabens pelas excelentes publicações!!

    Prof. Me. Thiago Vale
    Departamento de Geografia – UNISA

  13. GUADALUPE disse:

    Amei ler “estas pérolas” que tratam da Pedagogia da Virtualidade principalmente porque percebi que bebem na fonte PAULOFREIRIANA. Bom demais! Adorei o Blog.

  14. Maria Amélia Monteiro Lemes disse:

    Gostei muito do blog e da iniciativa, até porque estou num momento de absoluto relacionamento com Paulo Freire, entretanto, às vezes, o mestrado e o doutorado mais válido é, de fato, a intuição. O amor pelo que se faz, a ação pura e verdadeira de um cotidiano escolar.

    • marvi2012 disse:

      Maria Amélia, ‘é muito bom saber que está gostando do blog. N’os pesquisadores e eu pessoalmente gosto da alternância educacional como uma modalidade que me ajuda pensar a realidade além da normalidade acadêmica. Bem-vinda ! Abraços 🌼🙏

  15. Werner E. Breede disse:

    Bom dia, bom nit a todos y todas ciudadanos/-nas de los ‘ mundos paralelos’ en el nuevo pl@neta PEDAGOGIA DA VIRTUALIDADE. Margarita, escribi unas pocas lineas simplemente para decir “hola” alias “gruesse aus der Wueste” – “saludos desde el desierto” de CHIHUAHUA en el nord-este de Mexico. Estoy por dos meses en la CAMARA DE INDUSTRIA en la capital de este gran estado ;se dice lo mas gran del continente de Mexico, mi MISSING LINK entre America Latina y Europa.
    “Somos feitos de historia” – si Eduardo (hubo contacto con el dos veces en Berlin) – atraves un corte camino que nos llega varias veces en calles sin salida.
    Tome hace unos dias una foto de Frida Kahlo, un mural en un pequeño paseo aca en Chihua…. y compraba de Eduardo G. sus aforismos VAGAMUNDO en la Feria de los Libros; dificil a comprender por un ‘ ignorante’ Berlines – probablemente.
    “Los jovenes siguen siendo las PRINCIPALES victimas desde el 68 en Mexico a nuestros dias”.
    Si y no: que paso con los jovenes en todas las ‘ revoluciones’ mexicanas antes, con los pequenos hijos mineros en miles de minas, con ellos/ellas que nunca tuvieron y no tienen alimentos, educacion y mucho mas hacia hoy en dia – y seguramente tambien mañana, pasado mañana ……
    Con mucho amistad, amor y suerte
    Werner
    aguila que habla por 8 semanas en el desierto, con circa 1 million de residenciales en la capital del Estado Chihuahua

    • virtus disse:

      Werner, gracias por compartir tus experiencias en México. Siempre nos traen novedades y otras reflexiones. Es un momento difícil, mas tenemos que concordar, los jóvenes continuan siendo las principales agentes de cambios y por eso sufridores de la violencia de quienes quieren mantener el status quo. Abrazos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s