7. Pensamento Pedagógico Latino Americano

 “Macondo no es un lugar sino un estado de ánimo que le permite a uno ver lo que quiere ver”.  Gabriel Garcia Marquez. 
Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.”  Eduardo Galeano. 

A intenção desta página é instigar e compartilhar os pensamentos e utopias da América Latina como um ato de ser, de conhecer e de sentir que nos aproximam da cultura e da educação, que é condizente com a emancipação e a transformado do homem e da mulher.

Para isso, articular os países e culturas Latino-Americanas a partir da educação popular e a investigação participativa é o desafio.

Alicia Moreau de Justo, del ensayo electoral a la conquista de los derechos femeninos

Alicia Moreau de Justo y la fundación del Partido Socialista. (Argentina)

Antonio Candido: ‘o socialismo como caminho para a igualdade é uma doutrina triunfante’

O Círculo de Cultura: pesquisa e intervenção pedagógica na educação superior de Margarita Victoria Gomez integra a obra acima citada e ajuda a pensar o círculo de cultura observando a proposta pedagógica que teve origem especificamente em Paulo Freire e que  converge no pensamento pedagógico latino-americano, abrindo uma brecha para a ciência e a universidade popular.

El cí­rculo de cultura y la investigación acción – parte 1 -2 Rafaél Avila Penagos. Rafaél Àvila Penagos, compartió su comprensión del círculo de cultura en la comunicación de la Profa. Margarita Victoria Gomez . El tema: O CÍRCULO DE CULTURA COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EDUCACIONAL fue el eje de la discusión riquísima, El VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE fue realizado en el CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
19 DE SETEMBRO, 2013 – 21 DE SETEMBRO, 2013. Rafaél es profesor de la Universidad Pedagógica Nacional y Margarita V Gomez, Dra. en Educación por la Universidade de São Paulo, Brasil.

Pesquisa e Democracia de Adriano Salmar Nogueira e Taveira é parte da obra “Reflexão Crítica – Memória e intervenção na prática pedagógica”  (2013);  o teor desta reflexão foi  abordado nas tematizações em torno a: Ciência pública, Democracia Cognitiva Omnilateral e Universidade Popular.

La negación del pensamiento popular – Prólogo – Rodolfo Kusch. “Esta vez lo quiero hacer a partir de la hipótesis de que el pensamiento popular, y no el pensamiento culto, es en gran medida fundante, por Cuanto posiblemente contiene las líneas generales del pensar humano en su totalidad.”

Enrique Dussel _ Camilo Torres actual: Teologia de la liberación y  tradición religiosa popular (Entrevista, 02/2014)

Paulo Freire: contribuciones para la pedagogía. (CLACSO/ASDI/IPF , 2008)

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paulo freire 1

Lecciones de Paulo Freire cruzando fronteras: experiencias que se completan. (3. ed. CLACSO, 2006)

Iberoamérica social: Revista-red de estudios sociales.

2 respostas para 7. Pensamento Pedagógico Latino Americano

  1. Andréa Alice da Cunha Faria disse:

    Car@s responsáveis por este blog,
    Escrevo pois gostei muito do blog e senti a necessidade de parabeniza-los pelo trabalho. Sou agrônoma, professora universitária e doutoranda em educação. Tenho no pensamento de Freire minha grande referência orientadora dos processos de ensino-aprendizagens dos quais participo, seja na educação formal ou não-formal.
    Fiquei muito instigada com a proposta da disciplina Seminários Avançados – Pensamento Pedagógico Latino-americano: a experiência da educação popular e da investigação-ação. Trabalho com pesquisa-ação há muito tempo! Seria possível ter acesso aos materiais desta disciplina? Gostaria tb de integrar-me a esta rede; como possa fazê-lo? Atenciosamente, Andréa Alice

  2. Marvi disse:

    Prezada Andréa Alice
    Obrigada, para conhecer mais pode visitar o blog e deixar seus comentários. Especificamente
    https://pedagogiadavirtualidade.wordpress.com/2013/08/25/comunicacion-o-extension/#comments
    Também você pode nos visitar no próximo semestre na universidade (São Paulo) para conhecer o nosso trabalho.

    Cordialmente,
    Marvi

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