Educação infantil – Paulo Freire

 Educação Infantil – Redes, conectividade, mídias e interação social

Caras alunas/ professoras
Peço, por favor, que se foquem na leitura dos textos dos autores clássicos: Freire, Piaget, Vygotsky e Wallon. Depois façam uma reflexão acerca da interação social da criança. Essa reflexão pode ser registrada no papel ou aqui no blog, para conversarmos no próximo encontro. As dinâmicas estão muito boas…no próximo encontro serão realizadas outras 3.

4. 10/06/2015 Grupo 3: Dinâmica_ A grande fábrica de palavras

3. 10/06/2015 Grupo 2: Dinâmica_Afetos

2. 09/06/2015 Grupo 1: Dinâmica_A casa de Zé

1. 09/06/2015 Grupo 1: Máquina fotográfica e educação infantil

************  **********   ********

Neste link apresentamos algumas reflexões de professores acerca da educação infantil. A educação da infância acolhe as contribuições do educador pernambucano e patrono da educação do Brasil, Paulo Freire. Sinta-se convidado para enviar ou publicar aqui, as suas contribuições.

Educação infantil – Paulo Freire

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Universalizar a pré-escola

Avaliação da educação infantil

Proíbida a publicidade dirigida às crianças, março de 2016.

CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS (Saul- Silva)

Os refugiados sob o olhar da filosofia da educação

Manifestation of the Freirean Pedagogy in a Unique Pre-Service Teacher Education Programme for Ethiopian Immigrants in Israel

 

 

6 respostas para Educação infantil – Paulo Freire

  1. Creide pereira soares disse:

    a troca de experiencia que ocorre durante o circulo de cultura vem coatribuindo para minhas reflexão agradeço esta oportunidade.

    • marvi disse:

      Obrigada Creide, o círculo de cultura como lugar e estratégia de aprendizagem dialógica mobiliza os nossos saberes, nossos ‘quereres’ e nossos ‘poderes’, aí está a importância de manter-nos em círculo! Bjs.

  2. Rafaele Paulazini disse:

    As dinâmicas, as trocas de experiências e as leituras indicadas traçam um paralelo ideal para que possamos refletir sobre a prática, além de inspirar nossa motivação e criatividade para criar momentos mais ricos e significativos aos nossos alunos. Pois a cada leitura de Paulo Freire tenho mais esperança de que a educação pública terá uma mudança real.

    • marvi disse:

      Olá, Rafaele, continue com as dinâmicas e com as leituras críticas do texto e do contexto, busque em Paulo Freire, sem esquecer os clássicos, algumas orientações para a educação infantil. Grande abraço,

  3. Creide pereira soares disse:

    O trabalho de leitura: Piaget, Vygotsky, Wallon e Freire
    Na educação infantil, fazer o planejamento com a criança para momentos de diferentes experiências, onde ela possa aprender a interagir com seus pares, criança/criança /criança /adulto.
    Nesta articulação de diferentes níveis de desenvolvimento, motor, afetivo e cognitivo, no nosso planejamento, a intencionalidade é orientar as experiências. A roda de leitura, roda de música, historia e outras atividades onde a criança esteja se apropriando da sua linguagem e cultura, como sujeito que pode transformar sua cultura .Quando ensino a criança a fazer determinadas atividades ela pode mais tarde simular novas possibilidades. A apropriação acontece por meio dessas experiências, por isso a vivencia é como um exercício e, portanto leva certo tempo para tornar-se parte do seu cotidiano.
    O dialogo entre educador e educando, deve ser de respeito e de troca. O vínculo representa um eixo fundamental, o educador tem que criar ambientes diversificado, onde as crianças sintam prazer de estarem juntas.

    • marvi disse:

      Creide, concordo, é em um diálogo respeitoso, que conseguiremos apropriar-nos de certos saberes, artefatos e situações para novas conhecimentos. Abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s