Uma professora radialista anarquista

Quer coisa mais bela do que o legado de uma mulher não intimidada pela sociedade machista de uma cidade provinciana, em pleno século XIX, e de sangue latino? Estamos falando de Maria Lacerda de Moura – nascida no dia 16 de maio de 1887, na cidade de Manhuaçú, no estado de Minas Gerais –, a professora formada na Escola Normal de Barbacena/MG, que adotou a Pedagogia de Francisco Ferrer. Durante nove anos, Moura residiu na comunidade agrícola de Guararema/SP, onde lecionou e conviveu com o espírito anarco desta colônia adepta ao amor plural.

[…]

Ao longo de sua vida, Maria Lacerda de Moura apresentou programas na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, e foi além da práxis obrigatória de leitura de horóscopos destinada, sobretudo, ao público feminino. Moura produzia e lia, no ar, seus próprios textos e expunha os pensamentos sobre sua visão de mundo. Muito além de uma simples locutora, mas, sim, uma verdadeira comunicadora, esta professora, subversiva por vocação, já fazia (edu)comunicação tanto no rádio quanto na escola, e, sobretudo na vida.

>>O texto completo será publicado em livro, aguarde.

Referências outras: 
Maria Lacerda de Moura – trajetória de uma rebelde”. Vídeo, publicado no dia 05/02/2014, baseado na pesquisa de Miriam Lifchitz Leite, intitulada “Outra face do feminismo: Maria Lacerda de Moura. Acesso em 27/05/2015.
Renovação”, de Maria Lacerda de Moura, realizado na quinta-feira, dia 14 de maio de 2015, às 19h30, no Centro de Cultura Social, situado na Rua General Jardim, 253, sala 22, em São Paulo, SP. Vídeo, publicado no dia 26/05/2015. Acesso em 31/05/2015.

Cosmo Luciano do Nascimento. Radialista, jornalista, arteeducador, licenciando em Pedagogia  e mestrando em Educação, SP.

Esse post foi publicado em Educação popular, Pedagogia da virtualidade, Pensamento Pedagógico Latino-Americano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s