Mobilização, trabalho e dignidade – Quanto custa ‘formar’ um Pitbull?

pitbull e educaçãoA recente mobilização dos professores em Curitiba expressa a insatisfação do docente com a sua situação e com as condições trabalhistas às quais chegou da mão das políticas públicas.

Além de concordar com os princípios sociohistóricos da manifestação docente me deparo com a perversidade de colocar o cão em uma situação difícil. Assim como as políticas que orientam a condição trabalhista o uso do Pitbull também é inadequado para velar pela nossa segurança e integridade em uma sociedade democrática. Ambos se transformam em armas perigosas nas mãos de quem não tem autonomia nem liberdade. É indignante ver a ação feita com o Pitbull que mordeu o cinegrafista.pitbull ataca

Mas, qual é o salário e quais as condições do professor(a)? Quanto custa treinar e manter um Pitbull para fazer o que fez? Não vamos entrar no mérito do salário do policial que talvez seja pior que o do professor (a) e com certeza do gasto com o Pitbull, mas também será que ele está sendo ‘treinado’ para soltar a linha?

Se queremos parar de formar gladiadores necessitamos reafirmar a presença de Paulo Freire na educação dialógica dos dirigentes, dos professores e dos policiais.

Bom dia do trabalhador para tod@s! Rizoma e educação

Esse post foi publicado em Pedagogia da virtualidade. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Mobilização, trabalho e dignidade – Quanto custa ‘formar’ um Pitbull?

  1. Juan disse:

    La formación es indispensable, precisamente la formación de quiénes nos lideran, de quiénes nos educan,de quiénes nos cuidan,y de quienes nos curan. Pilares importantes educación, seguridad y salud. FELIZ DÍA DEL TRABAJADOR MARVI para vos y a todos los del blog desde Laguna Yema, Formosa, Argentina.

    • @ disse:

      Juan, buena reflexión que nos lleva a preguntarnos: quien educa al educador? Que disfrutes del dia y saludos desde Brasil.

  2. Pingback: “tempos tão difíceis e turbulentos, com a cidadania dos oprimidos sendo espicaçada” | Pedagogia da Virtualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s