Módulo Internacional_ “Plan CEIBAL”_ Uruguai.

Começamos a reunião no Plan CEIBAL

Fomos recepcionados pelo Coordenador de Projetos do Plan CEIBAL, Vladimir Korolkoff.

O coordenador nos apresenta a política e o programa, fornce informações sobre a implantação e desenvolvimento nacional da proposta de um computador por criança (1×1).

Contextualiza o Plan com dados demográficos, formação de professores, infraestruturas de suporte e sobre os computadores entregues as crianças. Após a apresentação geral houve espaço para perguntas dos visitantes (nós).

Plan ceibal

Vladimir Korolkoff _ Martin Rebour

 

Encontro com coordenadores do Plan CEIBAL

A reunião prossegue com a participação de Martin Rebour coordenador da formação de professores.

Nos fala sobre a formação dos professores para a utilização da tecnologia em suas aulas. A formação tem caráter contínuo e preza por descobrir como utilizar estes recursos em suas aulas com auxilio de dinamizadores que promovem e auxiliam os professores para a aplicação dos recursos. Os professores dinamizadores são escolhidos no quadro de funcionários da escola, pois é necessário que conheça a comunidade onde irá trabalhar.

Para apresentar os aspectos de desenvolvimento social do Plan Ceibal, Pablo Pagés, coordenador de desenvolvimento social, nos fala sobre o problema de os recursos didáticos TICs funciorem como potencializador do processo ensino aprendizagem porém promoverem o afastamento dos alunos de convivência com as pessoas, este problema precisa de atenção para que as crianças não percam coisas essenciais da convivência humana com a inclusão das TICs na educação.

A participação das famílias é feita de forma a incluir a família junto com as crianças por meio de oficinas via vídeoconferência procurando promover inclusão não apenas dos alunos, assim os professores estimulam os pais a participar do processo em que seus filhos estão incluídos e não apenas em reuniões para se comunicar os maus comportamentos das crianças. Os resultados desta proposta implicou em melhora nos vinculos família-escola e melhora na utilização dos recursos oferecidos pelo Plan Ceibal, além de favorecer a auto estima das crianças e famílias.

Pablo Plan Ceibal

Pablo Pagés

Soledad, a próxima palestrante, nos apresenta a Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM) . A apresentação foi feita com  acesso ao ambiente e navegação com explicações dos recursos apresentados.

Soledad

Soledad-Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM)

Em continuidade da apresentação da plataforma, Soledad nos fala sobre a forma de levantar os dados estatísticamente referentes ao Plan Ceibal.

Os dados apresentados estão no site > link http://www.ceibal.edu.uy/art%C3%ADculo/noticias/institucionales/Evaluacion-del-Plan

Soledad Magnone, do Departamento de ‘Monitoreo y evaluación’ apresenta as últimas avaliações.

Soledad

Soledad Magnone

O encontro com os colegas do Plan Ceibal de Uruguai foi importante para compreender a inclusão tecnológica e social a partir de uma política pública focada na entrega de um laptop por aluno. As políticas, ações e a realidade na comunidade foi colocada em destaque por eles e elas:

Vladimir

Vladimir

Martin

Martin Rebour

Pablo Plan CEIBAL

Pablo Pagés

Soledad

Soledad – Plataforma Adaptativa de Matemática (PAM)

Soledad

Soledad Magnone

No horário da tarde, visitamos uma escola com a finalidade de conhecer as ações realizadas a partir desta política. 

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