Círculo de Cultura Paulo Freire: “Arte, mídia e educação”

A Abertura do Círculo de cultura foi com uma homenagem a Paulo Freire (93 anos). A Dra. Ângela Barbour fez as considerações iniciais e convidou a Profa. Dra. Margarita Gomez para coordenar os trabalhos da manhã:

ccpf

O cineasta João Batista de Andrade, Diretor-Presidente Fundação Memorial da América Latina, lembrou que na época, para os cineastas críticos que faziam Globo Repórter, o tema era o Brasil, hoje o tema é o repórter. Lembrou, também, da entrevista realizada com Paulo Freire acerca da Educação Brasileira. (Audio)

Jason Mafra, Coordenador do PROGEPE, nós apresentou um Paulo Freire atual e necessário para transformar a educação relacionado à sua tese sobre a conectividade e o menino conectivo que há em todos nós.

Arthur Matuck alterciencia

Arthur Matuck, coordenador do projeto Colabor/Acta Midia/USP, trouxe uma proposição para alterciência, uma episteme possível definida pelo homem como instrumento do conhecimento

Anderson Alencar

Anderson Alencar Fernandes, Instituto Paulo Freire, Brasil, compartilha a sua teoria da pedagogia da migração do software proprietário para o livre como uma alternativa viável e coerente com o sonho de um mundo democrático.

Edgar Coelho. Universidade Federal de Viçosa. Diretoria de Educação falou sobre a Troca de Saberes, experiência realizada na Universidade Federal de Viçosa.  Compartilhou uma  introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire.

Keyla Cañizales. SedUcla / Sistema de Educación a Distancia, UniversidadKeyla Cañizales Centroccidental “Lisandro Alvarado” (UCLA), Facultad de Ciências y Tecnologia Venezuela, no contexto complexo que passa a Venezuela, nos afirma da necessidade de buscar em Freire possibilidades para a educação Latino-americana. Cita como referência o livro Educação em rede, uma visão emancipatória para uma pedagogia da virtualidade.

 

Roberto Mazzini

Roberto Mazzini da Cooperativa Giolli, Italia expõe acerca do Teatro do oprimido. Às vezes eles tentaram usar o rádio e a web para ampliar o alcance do Teatro-Fórum, transmitir a sessão de teatro ao vivo permitindo um debate com o público que participa de sua casa.

Diego Mubarack, Mágico : O real e o virtual, foi uma bela apresentação do Mestre em Educação e professor de Matemática. Parabéns. Ele foi muito divertido.

Magico Diego Mubarack

Margarita Victoria Gomez, retomou as experiências compartilhadas que Margarita Gomezpermitiram algumas das perguntas que foram trabalhados no círculo de cultura. Acrescentou na discussão a pedagogia da virtualidade que se sustenta nos princípios da educação popular, no conceito de rizoma e de sujeito da práxis.

Claudia _ oficina poster

 

 

O dia não terminou por aí, compartilhamos um almoço no restaurante do Memorial e depois continuamos com as mini-oficias e logo com os círculos de cultura coordenados por Adriano Nogueira, Edgar Coelho e Margarita Gomez.

Claudia Almeida _ Oficina de pôster.

Ricardo Stefanelli, com a oficina de webradio  e Célia Guazzelli com a oficina de Word avançado para pesquisa.

Ricardo_Célia Webradio e word

Jennifer Lopes e Aline

Isso foi possível graças à eficiente e amorosa colaboração de Lais, de Jennifer, de Aline, de Marcelo, de Maira, entre outros.

Começaremos, amanhã,  com o cafezinho, logo as intervenções de Manuel Moreno Castañeda, Reitor da Universidade de Guadalajara-virtual e de Dimas Brasileiro Veras. Universidade Federal de Pernambuco. Ainda, a apresentação artística de Alexandre Romeiro. Programação cultural que aproveita a linguagem do Palhaço. Bom descanso e até amanhã.

2. dia. Intervenções.

Esse post foi publicado em Pedagogia da virtualidade. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Círculo de Cultura Paulo Freire: “Arte, mídia e educação”

  1. Sebastião Monteiro disse:

    o evento está sendo muito bom, parabenizo pela iniciativa, estou aprendendo muito, realmente é uma discussão muito pertinente
    sucesso a todos

  2. Robson disse:

    Olha, gostei muito de ter participado com os colegas do Mestrado e Doutorado do Círculo de Cultura Paulo Freire: “Arte, mídia e educação” organizado pela profa Margarita.
    Nesta troca com os colegas alunos e professores , pude perceber as possibilidades para avançar com o estudo do tema EAD, Tecnologias Digitais aplicadas no contexto da EAD, Moocs, etc.
    Estou muito feliz mesmo. Penso que estou a encontrar caminhos para narrar em pesquisa aquilo me encanta nas possibilidades da EAD, somados aos conceitos de Freire e, também, da vossa abordagem de estudos e pesquisa na perspectiva da Pedagogia da Virtualidade.
    A contribuição do evento abriu janelas para este caminhar.
    Agora, preciso estar mais ativo, imerso nas práticas do Círculo de Cultura. E se for possível , contar com a autorização para respirar mais o ar da Pós com vocês.
    Muito obrigado mesmo !
    Sinto como se fora injetado às minhas ideias , uma dose gigante de alegria. Algo que pode ser explicado pela oportunidade de poder compartilhar ideias com tanta gente boa.

    Abs
    Robson

  3. jaciara de sá carvalho disse:

    Foi um encontro maravilhoso! No Círculo do qual participei (Educação, arte e linguagens: cidadania, ética e estética) tivemos um intenso diálogo, quase não conseguimos ir embora rsrsrs. Lamentei muito não poder comparecer do segundo dia, pois tive falecimento na família. Espero outros encontros como este. Parabéns à Margarita e aos demais organizadores!

  4. werner ernesto breede-bolivar disse:

    holá ola Margarita!, no tengo ningun comentario, solo un saludo amical-fraternal de berlin caotico.corren los anos y estoy/estamos en este torbellino de mal humor.
    todo el abril ´17 estare en KAZAKHSTAN en la Universidad Estatal de Medicina Semipalatinsk (Cerca de Rusia y Mongolia)como consultor en EDUCACIÓN a DISTANCIA; después con amigos en NOVOSIBIRSK (SIBIRIA de Oeste).
    espero que estés vivita y coleando
    WerneRebelde

    • virtus disse:

      Hola WernerRebelde, el círculo se expande hasta Berlín, hasta Mongolia y Siberia….y seguiremos resistindo a los conservadores del torbellino del mal humor,
      te deseo buen trabajo y nos mantendremos vivos y coleando, una de las Margaritas,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s