A universidade popular na perspectiva de Michel Onfray

onfray comunidad filosofica“Na contramão dessa institucionalização, ao criar a Universidade Popular, Onfray busca a quebra desse modo [elitista] de conceber o ensino de filosofia, propondo um modo de pensar livremente, de estabelecer hipóteses de leitura acerca dos textos filosóficos  estudados e, principalmente, de demonstrar aos alunos que a filosofia ajuda a pensar o mundo em que vivemos.” (Victor & Gomez, 2013)

O livro La comunidad filosófica: Manifiesto por una Universidad popular de Michel Onfray, foi traduzido com anotações por Antonia García Castro (1° ed., Barcelona: Gedisa, 2008). É notável porque nos apresenta propostas de ensino e as motivações filosóficas que levaram a Onfray a construir a Universidade Popular em Caen,  na França.

A resenha publicada na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep 238, dez. 2013), nos aproxima dessa experiência  que hoje pode ser  compartilhada por todos aqueles que acreditam no potencial democrático, utópico e transformador da filosofia na sociedade em que vivemos.

No livro, o autor propõe o projeto de uma universidade popular, que na verdade é um ideal de educação de acesso a todos e uma crítica extremamente enfática ao ensino de filosofia.

 …crear universidades populares que, mediante un intelectual colectivo, produzcan las condiciones de posibilidad de una escultura de sí mismo, de una bella individualidad. He aquí un elogio, por tanto, de las revoluciones moleculares. (p.60)

Deixamos aqui o convite para a leitura da resenha e para a escrita de um comentário.

Um abraço, Margarita & Kelly

Referências
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep 238, dez. 2013)

 

\

Esse post foi publicado em Educação em rede uma visão emancipadora, Universidade Popular Virtual. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s