Democracia cognitiva, universidade e pensamento Freiriano

Nickolas Marques de Andrade & Valéria Bussola Martins

Nickolas Marques de Andrade & Valéria Bussola Martins

No dia 06.11. foram realizadas as apresentações no círculo de cultura (Mesa) Democracia Cognitiva, Universidade e Pensamento Freiriano coordenada por  Margarita Victoria Gomez:

 As apresentações abriram um debate interessante que nos levaram a refletir sobre o novo universo semiótico  e a formação na Universidade:

Título da Comunicação
Autor ou Autores
Uma reflexão sobre a contribuição de Paulo Freire para os professores do século  XXI
Alan da Rocha Brum, Maria do Carmo Siqueira & Sebastião Monteiro Oliveira 
Formação docente, mídias, tecnologia e temas transversais: a busca por um ensino superior …
Alexandre Huady Torres Guimarães, Nickolas Marques de Andrade & Valéria Bussola Martin
Rede-instalação Pedagógica Paulo Freire e a Educação  Superior
Margarita Victoria Gomez, Adriano Nogueira Taveira, Vania Bueno Reimberg Nakagama, Claudiana Pereira Araújo, Daniela Oliveira, Marcos Penteado, Denise Mafra, Regina Santos, Eliane Dolce Guerreiro, Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo, Reinaldo Costa Jr., Kelly Victor & Maria Lucia da Silva.
 

Pedagogia da virtualidade _ EventosNa busca da “sintese”,  de perceber os eixos problemáticos a serem debatidos e comentados procure expor articulações entre os vários trabalhos que possam contribuir novas realizações. ..

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4 respostas para Democracia cognitiva, universidade e pensamento Freiriano

  1. Regina Santos disse:

    O segunda dia deste IV Seminário – Paulo Freire e a Educação Superior (06/11/113) foi muito interessante e dinâmico. Além das Mesas de discussão e debate, envolvendo palestrantes e a comunidade acadêmica presente, no final da tarde tivemos apresentação de Comunicações diversificadas relatando experiências e propostas para uma educação superior inclusiva, reveladora de quebra de paradigmas no ensino superior.

    Um processo muito dinâmico que permitiu a UNINOVE abrigar em seu espaço neste evento a contribuição de pesquisadores – de graduandos a especialistas que trouxeram na bagagem um fazer diferenciado da educação.

    Participei da apresentação que ocorreu na sala 103 do prédio da pós-graduação e foi gratificante ouvir, ver e participar das três exposições temáticas desenvolvidas: Uma Reflexão sobre a contribuição de Paulo Freire para os professores do século XXI; Formação docente, mídias, tecnologias e temas transversais no ensino superior e a Rede-instalação pedagógica e circulo de cultura virtual “Paulo Freire e a Educação superior”

    As exposições apresentadas revelaram que o caminho apontado por Freire, por ocasião em que este gestou através da prática ideias e propostas de uma educação emancipadora. Este IV Seminário está revelando isto que dentro e fora do Brasil os ideias pelos quais Paulo Freire tanto lutou e defendeu são uma realidade.
    reginasantos10@bol.com.br

  2. edusolucao disse:

    É muito gratificante poder participar da experiência da Rede-Instalação, pois engloba as duas coisas que eu amo Tecnologia e Educação, durante essa vivência falamos sobre o impacto e os benefícios que a Tecnologia traz para a Educação e como que isso é percebido pela sociedade, pois a cada dia surgem novos desafios em meio a tanto tecnologia.

  3. Prezada Margarita, bom dia!
    Tentei publicar o texto apresentado no congresso, mas a opção enviar arquivo não está habilitada. Como devo proceder?
    Abraço,
    Valéria

    • marvi2012 disse:

      Olá Valéria, ótimo, obrigada. O resumo do seu trabalho já está no link da programação da mesa! Muito interessante o trabalho com esse “novo” universo semiótico.

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