IV Seminário Internacional de Educação “Paulo Freire e a educação superior”

Segundo dia – programação da tarde

Mesa redonda II: Programa Marco Universitario para una Política de Equidad y Cohesión Social en la Educación Superior (RIAIPE3) – Desafios y Perspectivas

– Apresentação de comunicações

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3 respostas para IV Seminário Internacional de Educação “Paulo Freire e a educação superior”

  1. marvi2012 disse:

    Os integrantes da mesa abordaram questões sobre gênero, idade, raça, etnia e de grupos em alta vulnerabilidade social no âmbito de países da América Latina, Espanha e Portugal.
    Algumas das indagações colocadas pela mesa:
    – Quais a identidades que ingressam na universidade?
    – Por que os novos paradigmas advindos das Ciências Sociais ainda não adentraram à universidade?

    • Olá Margarita e pessoal,
      participei de apresentação de comunicações na sala 202, que tinha por tema: Paulo Freire, educação Superior e o papel dos Intelectuais, coordenado por Lígia de Carvalho e Prof. Roberta Stangherlim, ambas docentes do stricto sensu da UNINOVE.
      Eu também estava apresentando o meu trabalho, e a alegria foi de perceber que, assim como eu, as outras apresentações tiveram como metodologia de investigação o Círculo de Cultura idealizado por Paulo Freire.
      A esperança deixada por Paulo Freire para a construção de uma educação popular e transformadora estava presente em cada participante.
      A prof. Lígia finalizou seu trabalho com uma frase do Paulo Freire que resume o clima do seminário : Afinal “[…] a prática educacional é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico e serviço da mudança ou, lamentavelmente da permanência do hoje […] Freire,2004.
      Abraços a todos
      Maria Joseneide

  2. Regina dos Santos disse:

    O segunda dia deste IV Seminário – Paulo Freire e a Educação Superior (06/11/113) foi muito interessante e dinâmico. Além das Mesas de discussão e debate, envolvendo palestrantes e a comunidade acadêmica presente, no final da tarde tivemos apresentação de Comunicações diversificadas relatando experiências e propostas para uma educação superior inclusiva, reveladora de quebra de paradigmas no ensino superior.

    Um processo muito dinâmico que permitiu a UNINOVE abrigar em seu espaço neste evento a contribuição de pesquisadores – de graduandos a especialistas que trouxeram na bagagem um fazer diferenciado da educação.

    Participei da apresentação que ocorreu na sala 103 do prédio da pós-graduação e foi gratificante ouvir, ver e participar das três exposições temáticas desenvolvidas: Uma Reflexão sobre a contribuição de Paulo Freire para os professores do século XXI; Formação docente, mídias, tecnologias e temas transversais no ensino superior e a Rede-instalação pedagógica e circulo de cultura virtual “Paulo Freire e a Educação superior”

    As exposições apresentadas revelaram que o caminho apontado por Freire, por ocasião em que este gestou através da prática ideias e propostas de uma educação emancipadora. Este IV Seminário está revelando isto que dentro e fora do Brasil os ideias pelos quais Paulo Freire tanto lutou e defendeu são uma realidade.

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