Ciberespaço, cibercultura e universidade virtual

“O ciberespaço é um conceito datado nos dicionários no século XX como um substantivo masculino para referir-se ao espaço das comunicações por redes de computação. No verbete apresentado para o glossário   Riaipe explicamos o conceito ciberespaço e o de cibercultura como âmbitos de estudo por parte de filósofos, psicólogos, semiólogos, sociólogos e educadores, os que têm gerado um debate social e político de implicâncias planetárias. A cibercultura é um processo que ocorre no intercâmbio entre a sociedade, a cultura contemporânea e as tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicações, produzindo mudanças profundas na forma de organização social, dando sustento à universidade virtual.”

No eixo educação popular e culturas, nada mais apropriado do que  pensar a cultura contemporânea e refletir sobre o que é nomeado como cultura digital e cibercultura… Que experiências com a sintaxe e a semântica da internet, da web hipertextual nos temos? Como isso se manifesta na educação superior? A blogosfera nos abre uma nova territorialidade para a expressão das nossas ideias e para que se instaure o dialogo sobre estas questões, tão necessárias à educação.

Abraço, Margarita Victoria

Esse post foi publicado em Educação em rede uma visão emancipadora, Pedagogia da virtualidade. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Ciberespaço, cibercultura e universidade virtual

  1. Maria Joseneide Apolinario disse:

    Olá Margarita,
    Percebe-se o uso cada vez maior de pessoas do ciberespaço. As conexões em tempo real vieram para ficar. As pessoas gastam muito tempo diante do computador, muitas vezes com conversas que não levam a nada, com jogos intermináveis que não agregam nenhum conhecimento. Perde-se tempo sem saber onde pesquisar, o que pesquisar, como usar a internet para a produção, o aprendizado da construção da sintaxe e semântica. Existe um espaço vazio que deve ser preenchido pelas Universidades. Entre tantas possibilidades, a blogosfera é o que estamos usando para disseminar conhecimento no processo de construção da cidadania planetária, ou planetarização. É uma forma de também marcarmos território nesse processo.
    Abraços
    Joseneide

    • Marvi disse:

      Blogosfera, novas territorialidades… desterritorializações, movimento, vazios necessários, aproveitamos também os espaços vazios, são tão necessários …não tenhamos urgência em preencher tudo…concordo com você, a blogosfera é uma possibilidade … Abraços

  2. Sebastião Monteiro disse:

    É muito importante que as universidades públicas e privadas, permitam a apropriação dessas tecnologias, ou seja, ambientes com acesso direto a internet no campus, nas áreas da instituição, salas de aula, biblioteca, estamos falando de ciberespaço, aldeia global, sociedade do conhecimento, mas é básico a questão do acesso, e os educadores precisam se apropriar melhor das mídias, a reportagem do Estadão no mês de maio apresentou uma pesquisa em que apenas 2% dos professores dos professores da rede pública brasileira usam computador e internet nas aulas, o professor utiliza e conhece as mídias mas na sala de aula só 2% usam, é um dado preocupante, outro dado da mesma pesquisa diz que as escolas têm uma média de 21 computadores e desses 3 não funcionam e 63% das práticas pedagógicas feitas pelo professor utilizando a tecnologia ocorrem nos laboratórios, e seria ideal nas salas de aula, esses são alguns dados a se pensar e refletir.
    abraço a todos

  3. Cida disse:

    Olá, professora!

    Eu tenho alguns receios com relação à formação profissional no espaço virtual. Sei que é uma realidade, e as universidades precisam tomar consciência disso e entrar “na briga”, porém, nada substitui a presença de outro ser humano, o contato e o diálogo que fazem parte do aprendizado.

    Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s