Blog na docência universitária na perspectiva da pedagogia da virtualidade

Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo.

Congresso Sul 2013 035A experiência na criação do Blog Pedagogia da Virtualidade, a troca de informações, participações e ideias que surgiram até o momento, está sendo tão prazerosa para o grupo que nos últimos dias 23, 24 e 25 de maio, tivemos a oportunidade de apresentá-lo a outros pesquisadores e professores. Foi apresentado o trabalho acadêmico Blog na docência universitária: uma perspectiva da pedagogia da virtualidade, no XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire na cidade de Taquara, cidade que pertence ao vale do Paranhana e encosta da serra no Rio Grande do Sul, promovido no Campus da FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara).

O fórum iniciou-se com uma Marcha Educacional em frente à Prefeitura Municipal de Taquara rumo ao ginásio da escola Santa Teresinha, em seguida o círculo de cultura – Paulo Freire e a Educação nas Cidades, contando com a presença dos mediadores professores Danilo Streck e Gaudêncio Frigotto. No dia 24 de maio, deu-se a apresentação dos quinze eixos de diálogos temáticos.

O Blog na docência universitária foi apresentado no eixo de diálogo 10: “Paulo Freire e a educação, a comunicação e as novas tecnologias” com o objetivo de divulgar a experiência pedagógica.

Nas apresentações do eixo, tivemos trocas de conhecimentos, por graduandos, mestrandos e doutorandos das áreas da educação e informática das diversas regiões do Estado do Rio Grande do Sul e São Paulo dialogando de: inclusão digital, formação continuada, avaliação, educação a distância, adventos das tecnologias de informação e comunicação, tutoria na educação a distância, softwares livres, tecnologias digitais no ensino superior, grupos de estudos online e jornais e blogs como forma de comunicação. Após as discussões dos eixos, no período da tarde houve o compartilhamento coletivo dos eixos de diálogo.

Especificamente, o tema gerador Blog e docência universitária despertou para a possibilidade de estabelecer vínculos com outros grupos e blogs como por exemplo o  Otávio nota mil das bolsistas do PIBID da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Além da hospitalidade dos taquarenses, fomos agraciados por apresentações culturais de grupos típicos da dança gaúcha, banda musical de tradição alemã, cantores da região, como também em um jantar baile em comemoração ao XV Fórum de Estudos.

Valeu o friozinho acompanhado de trocas de conhecimentos e muito chimarrão. O ano que vem tem mais…

Esse post foi publicado em Educação em rede uma visão emancipadora. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Blog na docência universitária na perspectiva da pedagogia da virtualidade

  1. Sebastião Monteiro disse:

    os textos são todos interessantes, acaba ampliando essa discussão sobre a educação em rede sem preconceitos, e demonstra a dimensão que realmente ela tem, considerando que aqui nós temos profissionais de áreas diametralmente opostas

  2. Marisa Soares disse:

    Olá, Márcia

    Pela leitura de seu texto, pude perceber que o fórum foi muito interessante, principalmente pelo compartilhamento de ideias e experiências. Particularmente, considero um ponto chave da Pedagogia da Virtualidade é a possibilidade da abertura conquistada pela amplitude de seu alcance, pois as tecnologias da informação e comunicação mudaram de vez, nossos padrões de tempo e espaço. Em nossa escola pública, no município de São Bernando do Campo, utilizamos o Blog da escola na divulgação dos eventos, diálogos com as famílias e os alunos, compartilhamento das fotos das atividades da escolas etc., pois para muitas famílias torna-se uma aproximação do cotidiano escolar.

    Marisa.

    • Marisa,
      Obrigada pela sua colaboração.
      Gostaríamos muito de conhecer o blog da escola que mencionou, principalmente por ter um diálogo entre as famílias e os alunos. Se puder mandar o link para conhecermos também, seria bem interessante.

  3. vimar011 disse:

    Marcia, no conjunto de técnicas e dispositivos de pesquisa e aprendizagem, considero que o Círculo de çultura é uma possibilidade muito interessante de ser realizada, não é uma técnica pronta. Aproveito o seu post para convidar e incentivar a participação no VIII Colóquio Internacional Paulo Freire http://coloquio.paulofreire.org.br/apresentacao/informativo/

    abraço,

  4. Sebastião Monteiro disse:

    a pesquisa sobre o uso de tecnologias em sala de aula que comentei foi feita pelo GC.br -http://www.cetic.br/educacao/2012/

    abraço a todos

  5. maria joseneide apolinario disse:

    Ol, Segue em anexo, resumo do coloquio para publicao no blog. Abraos, Joseneide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s