Canção que é obvia e ressoa no coração de todos nós…

Fernanda Vida dos Santos

A palavra Blog deriva de weblog, sendo web a rede da internet e log designa o registro de atividade regular de algo. No Blog pode-se publicar qualquer tipo de conteúdo e permite a interatividade entre o leitor através de comentários.

No caso do Blog Pedagogia da Virtualidade, o conteúdo é focado nas questões educacionais, mas especificamente questões sobre cultura, tecnologia e educação. As postagens são feitas por alunos e professores envolvidos na discussão pedagógica em diversos aspectos e os leitores são todos os que se interessam pelo assunto, democraticamente bem vindos para interagir sempre que desejarem.

A ferramenta utilizada como sistema de publicação do Blog foi o wordpress, que se caracteriza por disponibilizar recursos para maior complementação das publicações, como links e fotos. A tecnologia utilizada para viabilizar o Blog é a internet, que pode ser acessada por computadores, celulares e tablets.

A linguagem do Blog segue as regras gramaticais estabelecidas pela norma  da língua portuguesa, e o formato é bastante acessível à qualquer leitor, não necessariamente um indivíduo com conhecimento na área de Educação e afins.

O design do Blog  geometricamente é estruturado em blocos de texto com links que permitem navegar interna –externamente, cuja fonte estipulada permite leitura sem dificuldade ainda esta com desenho elegante pelas letras delgadas e retas. A foto de abertura da página tem um aspecto orgânico com a referência da natureza que estabelece equilíbrio com as formas mais ou menos rígidas dos blocos de texto. Há uma sintonia estabelecida entre as árvores e o texto de Paulo Freire cuja poesia cria uma sutileza que confere ao leitor estímulos diversos através da imagem, da leitura e da sonoridade que ecoa  de suas palavras.

Pode parecer certa timidez da parte dos autores/leitores no que diz respeito ao  que  sentem, o que pensam, o que desejam, esse gostinho paira nesse  gramado, como que esperássemos ver as pegadas dessas pessoas por entre os troncos/raízes das árvores, dispostas em sua simplicidade e dignidade, dando consistência à trama, no silêncio e no som da canção que é obvia e ressoa no coração de todos nós.

Esse post foi publicado em Educação em rede uma visão emancipadora. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Canção que é obvia e ressoa no coração de todos nós…

  1. Carolina disse:

    O pensamento parece uma coisa atoa, mas como que a gente voa, quando começamos a pensar.

  2. Carolina disse:

    Aprender a saber escolher. A cada escolha, um aprendizado, uma conquista, a escola como um ambiente para descobertas e promover soluções completas com credibilidade. APRENDIZADO e EDUCAÇÃO de qualidade é compromisso de todos.

  3. currículo é o coração da escola de qualquer departamento de educação, são experiencias éticas, políticas e pedagógicas que contribuem para a construção da identidade dos alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s